Concurso SAMU 2014

Concurso SAMU 2014: Acesse e Confira todas as Informações sobre o Concurso SAMU 2014: Inscrição, Edital, Inscrição, Resultado e Gabarito.

Concurso SAMU 2014 - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência possui uma gestão unificada entre os Governos Estaduais e Municipais, embora as ambulâncias sejam repassadas diretamente pelo Governo Federal. Porém, em se tratando dos médicos e enfermeiros estes são de responsabilidade do Estados e Municípios (dependendo da forma de gestão estabelecida entre ambos), sendo assim cada Estado ou, até mesmo, cada Município do país abre concursos públicos para o provimento de vagas no SAMU.

Vagas Concurso SAMU 2014

Concurso SAMU 2014

Concurso SAMU 2014

Quanto as vagas do concurso SAMU 2014, dificilmente poderemos precisar o número, até porque como comentamos as mesmas são locais e algumas são informadas apenas nas próprias cidades ou regiões. Porém, se levarmos em consideração as maiores cidades do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte) estas deverão realizar concursos para o SAMU 2014 para preencher em torno de 1000 vagas, entre médicos e enfermeiros, com salários que giram a partir de R$ 1.400,00.

Como podemos ver constantemente em noticiários, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) possui um grande número de vagas em aberto, seja para médico ou enfermeiro, sendo que para o próximo ano (2014) deverão ser abertos concursos públicos em praticamente todos os Estados do país, visto que várias prefeituras estão recebendo novas ambulâncias e, portanto, precisam de pessoal qualificado para exercer as funções.

Um dos pontos que fazem com que o número de candidatos por vaga seja pequeno para o concurso SAMU 2014 é o fato dos baixos salários pagos a categoria na grande parte dos Municípios e Estados brasileiros, o que leva enfermeiros e médicos a procurar outras carreiras e não a do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (http://samu192.com.br).

Leia também: Concurso Receita Federal 2014.

Prova Concurso SAMU 2014

É importante que se diga que para cada Estado ou Município os conteúdos cobrados na prova concurso SAMU 2014 poderão ser diferentes, principalmente, pelo fato de que as empresas organizadoras, assim como a legislação local quanto ao cargo é diferenciada, onde em algumas localidades, inclusive, é realizado uma prova prática, além da teórica.

Entre os conhecimentos exigidos os candidatos estão os de primeiros socorros e medicina geral para tratar das mais diversas especialidades que acabam por acontecer em um atendimento. Além disso, é exigido que os enfermeiros tenham, pelo menos, o curso técnico em enfermagem ou o curso de graduação – ambos completos – e, para os médicos, a graduação completa em Medicina.

Edital Concurso SAMU 2014

Outra exigência cobrada dos candidatos no edital concurso SAMU 2014 é que possuem Carteira Nacional de Habilitação categorias “A” e “B”, para dirigir motos e ambulâncias pelas ruas da cidade nos casos de atendimento de urgência. Além disso, alguns Estados e Municípios cobram que no momento da posse os convocados tenham realizado um curso de direção defensiva em virtude de precisarem andar rápido pelas ruas muitas vezes congestionadas das cidades brasileiras.

Porém, embora trabalhar no SAMU tenha algumas desvantagens, como os próprios profissionais que lá estão comentam, é uma profissão muito gratificante visto a possibilidade de salvar um grande número de vidas todos os dias – sendo este o fato de que faz com que enfermeiros e médicos continuem trabalhando incansavelmente no exercício de sua profissão.